quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FLONA de Piraí do Sul - PR

A Floresta Nacional de Piraí do Sul foi criada em de junho de 2004 por decreto presidencial.
A FLONA de Piraí do Sul localiza-se próximo à divisa entre o primeiro e o segundo planalto paranaense, com altitudes um pouco acima dos 1.100 m sobre o nível do mar. Apresenta relevo suavemente ondulado, com pequena elevação na parte sudeste, onde se encontram nascentes que dão origem aos cursos d’água que percorrem a unidade. A região onde se localiza a FLONA faz parte do histórico "Caminho dos Tropeiros", que teve seu apogeu nos séculos XVIII e XIX e que ligava Viamão, no Rio Grande do Sul, até Sorocaba, em São Paulo.

Atualmente a área total da FLONA tem 153,72 ha, a unidade apresenta-se como uma área de transição entre a Mata de Araucária (Floresta Ombrófila Mista) e os Campos Cerrados.
De acordo com levantamento de 1996, a unidade apresenta a seguinte cobertura florestal:

Floresta Nativa: 70,00 ha
Reflorestamento com Pinus elliottii e Pinus taeda: 39,00 ha
Reflorestamento com Araucaria angustifolia - Pinheiro do Paraná e Ocotea porosa - Imbuia: 8,75 ha
Capoeira e campo: 23,50 ha
Estradas e aceiros: 5,22 ha
Área da sede: 7,25 ha

A FLONA se encontra a uma distância de 6 km da sede municipal (Piraí do Sul), 27 km de Castro, 68 km de Ponta Grossa e 190 km de Curitiba, sendo o acesso para todas as cidades mencionadas feito através de 1 km em estrada de terra e o restante por rodovias (PR 151, BR 376 e BR 277) pavimentadas e duplicadas na totalidade do trajeto.

A FLONA de Piraí do Sul se encontra disponível para visitação mediante o agendamento com o responsável pela unidade Gustavo Nabrzecki.

Maiores Informações: Estrada do Cerne – km 152 - Machadinho ou pelo
Telefone: (42) 3237-1260.

Em breve publicarei algumas fotos com o interior da FLONA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...