quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Produtor rural do Paraná está animado com resultados do sistema silvipastoril



Principal resultado é aumento da produtividade


Produtor rural no Estado do Paraná, Gilberto Garcia Parra está animado com os resultados da escolha que ele fez pelo sistema silvipastoril, que integra pecuária e floresta. Pelo segundo ano consecutivo, ele solicitou financiamento do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo federal, e introduziu a silvicultura em 10% de sua propriedade de 800 hectares.
“Era uma experiência, para saber o que iria acontecer com os animais”, afirmou na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, onde participou, no último dia 28, do Seminário de Lançamento da 3ª Edição do Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono, parceria da CNA com a Embaixada Britânica.
Segundo ele, a experiência tem sido muito bem sucedida. “A qualidade da pastagem aumentou acentuadamente, sem que houvesse a necessidade de fazer uma reforma”, afirmou. O principal resultado positivo é o aumento da produtividade. Uma área de um alqueire que recebia 5 animais recebe, hoje, 8 cabeças.
Parra garante que continuará investindo na agricultura de baixo carbono, ampliando a área a cada ano. “O pecuarista não pode fazer tudo de uma vez porque senão ele fica sem lugar para colocar o gado”, afirmou. Ele trabalha com gado de corte e de leite. “Esse sistema (silvipastoril) é muito vantajoso para o produtor que tem áreas degradadas”, completou.
O produtor lembra ainda que a localização de sua propriedade é outra vantagem. A fazenda está localizada próxima a uma unidade da Klabin. A empresa fornece mudas e insumos, além de disponibilizar técnicos para acompanhar os trabalhos na fazenda. A Klabin também compra a madeira produzida por Parra.
Fonte: Painel Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...