domingo, 15 de setembro de 2013

Falta espaço para guardar a produção agrícola no Paraná


Baixos investimentos limitam a capacidade de armazenamento do estado


Por conta da falta de investimentos públicos, o armazenamento de grãos é um dos principais problemas do agronegócio paranaense atualmente. O último silo construído pelo governo federal por aqui foi há trinta anos. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, atualmente, o déficit de armazenamento no estado chega a 10 milhões de toneladas.
Com a produtividade batendo recordes safra após safra, o problema só aumenta. Para econtrar espaço, as cooperativas investem na construção de armazéns. A cooperativa de Campo Mourão anunciou que vai gastar 465 milhões de reais para ampliar o setor. Por outro lado, agricultores estão erguendo silos nas propriedades para evitar perdas.
Em Peabiru, no noroeste do estado, o produtor Nelso Max Hummig construiu quatro armazéns para guardar 60 mil sacos. Assim, vê a produção bem estocada e também pode comercializar o que colhe quando o preço está mais favorável.
Fonte: Caminhos do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...