sexta-feira, 16 de março de 2012

A nova lei dos agrotóxicos

A nova resolução sobre o cadastro de agrotóxicos, que entrou em vigor no Paraná no fim do ano passado


A nova resolução sobre o cadastro de agrotóxicos, que entrou em vigor no Paraná no fim do ano passado, foi tema de uma reunião do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária, o Conesa, nesta semana. Essa resolução permite que as indústrias de agrotóxicos que têm produtos já liberados para o mercado pelo governo federal possam comercializá-los no Estado.
Apesar de simplificar os procedimentos, a resolução determina que as indústrias devem atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Mas outro fator importante é que a revisão da lei de agrotóxicos beneficiou os agricultores que não tinham acesso a produtos mais eficientes e que eram lançados pela indústria e vendidos normalmente em outros estados.
Anteriormente, o Paraná fazia restrições excessivas para o registro de novos agrotóxicos, e isso fazia com que as empresas não investissem para registrar os produtos no Estado. Com esse impasse, o produtor rural era prejudicado porque ficava impedido de trabalhar com produtos de qualidade, o que resultava na perda da competitividade diante de outros que recorriam ao contrabando.
Com a nova resolução será possível atrair o investimento de empresas que querem registrar produtos mais seguros dos que existem atualmente, com menos toxicidade e que provocam menos danos ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...