terça-feira, 19 de julho de 2011

Árvores antigas ajudam florestas a crescer

Um estudo recente revela que árvores antigas podem ajudar a crescer florestas. A pesquisa também aponta que bactérias que vivem no musgo de galhos de árvores velhas são duas vezes mais eficazes em “fixar” nitrogênio do que as que vivem no chão.

Os resultados mostram a importância de se conservar as árvores grandes e velhas das florestas. Segundo biólogos, a interação entre essas árvores centenárias, musgos e cianobactérias é o que contribui para a dinâmica de nutrientes de uma forma que pode realmente manter a produtividade dessas florestas a longo prazo.

Os pesquisadores descobriram as árvores antigas são fundamentais para se continuar provendo as florestas com nitrogênio e florescendo seu crescimento. O musgo é o elemento crucial, mas a qualidade de nitrogênio produzida depende de árvores com musgo.

O estudo mostra que são necessárias árvores suficientemente grandes e velhas para começar a acumular musgo até que as cianobactérias se associem a esse musgo. Muitas árvores não começam a acumular musgo até ultrapassar 100 anos. Portanto, a pequisa mostra que a densidade de grandes árvores antigas envoltas em musgo é responsável para um povoamento florestal eficiente.

Fonte: http://www.remade.com.br/br/noticia.php?num=9069&title=%C1rvores%20antigas%20ajudam%20florestas%20a%20crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...