quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Departamento de florestas plantadas é prioridade no Paraná




A medida está contida no decreto nº 6.883/12, que também reestruturou toda a Secretaria de Agricultura e Abastecimento


O setor de florestas plantadas do Paraná agora está diretamente ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). No fim de 2012, após uma reestruturação administrativa, foi criado o Departamento de Florestas Plantadas (Deflop). Esta semana, diretores da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) se reuniram com o secretário da Seab, Norberto Ortigara, para dar continuidade à implantação do Deflop.
Toda a reestruturação da Seab está contida no decreto nº 6.883/12. De acordo com o diretor executivo da Apre, Carlos Mendes, fazia muito tempo que os produtores de florestas plantadas reivindicavam um órgão de desenvolvimento específico no Paraná. Portanto, com a criação do Deflop esta demanda foi atendida. A reunião da Apre com o secretário Norberto Ortigara também tratou de temas como, por exemplo, a adequação do código florestal no Paraná, o incentivo ao uso de madeira na construção civil nos programas do Governo Estadual e as ações das patrulhas rurais nas estradas municipais.
Para Carlos Mendes, este departamento irá criar ações conjuntas do Governo e da iniciativa privada e formatação da Política Florestal do Estado. “A Apre representa uma grande parte do setor florestal, mas a criação do Deflop é para todos que fazem parte desta cadeia produtiva, porque significa uma política específica para toda a área florestal”, comenta Mendes. Hoje, pelos números oficiais, há 850 mil hectares de florestas plantadas no Paraná.
Apesar da falta de dados oficiais, acredita-se que esta área é bem maior, podendo chegar a 1,4 milhões de hectares, dos quais 80% são de pinus e 20% de eucalipto. Toda a produção florestal alimenta as indústrias de celulose, papel, chapas e compensados. Em todo o Paraná, o setor florestal hoje é responsável pela manutenção de 100 mil empregos diretos, 200 mil indiretos e 300 mil de efeito renda. Pelo menos 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense vêm do complexo exportador florestal, sendo superado apenas pela soja e pelas carnes de aves.
Fonte: Painel Florestal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...