quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Arborização Urbana - Dados da Arborização Urbana de Piraí do Sul - PR 4/5



Os dados abaixo são de um inventário florestal urbano que realizei no Município de Piraí do Sul no ano de 2009. Já houve muitos cortes de árvores durante o período de 2009 a 2013, certamente esse numero é um pouco menor que os levantados em 2009, mas é uma base da situação que se encontra nossa Arborização.


Sendo objeto de estudo a arborização que acompanha o sistema viário. É neste cenário que está inserida a arborização viária de nossa cidade com um total de 886 árvores de 52 diferentes espécies arbóreas, com um índice de 0,038 árvore por habitante. As áreas verdes de Piraí do Sul são compostas por 2 (duas) unidades de conservação, perfazendo um total de 60.371,99 ha, 1 (um) bosque instalado com 40.000,00 m².


No Inventário foram diagnosticadas 886 árvores. Caracterizando-se em: 666 árvores exóticas (75,2%), 220 árvores nativas (24,8%), 19 árvores mortas a serem removidas (2,1%) e 180 árvores jovem (20,3%). Do número de árvores levantadas, foi recomendada a remoção de 19 árvores por possuírem problemas de fitossanidade, representando 2,1% do total de árvores encontradas.


Syagrus ramanzoffiana - Tronco em péssimas condições.


  
Poda totalmente incorreta. Causando a morte da espécie.
                                
Dentre as 52 espécies encontradas na arborização de Piraí do Sul, verificamos que a espécie mais ocorrente é o Ligustrum lucidum – Alfeneiro Brilhante a conhecida "ÁRVORE DAS BARRAQUINHAS", originária da China, já foi considerada a espécie ideal para a arborização urbana, atualmente não se indica a utilização desta espécie uma vez que seu sistema radicular é muito agressivo e sua copa muito densa e alta. Esta espécie apresentou um percentual de 33,2%.



Ligustrum lucidum - a famosa árvore das barraquinhas.


Verificou-se a idade dos indivíduos  Para este levantamento, classificaram-se os exemplares como Jovens ou Adultas. 706 exemplares, 79,7% são consideradas Adultas. 180 exemplares ou 20,3% são consideradas jovens. Verifica-se que a maioria das árvores existentes nas vias públicas de Piraí do Sul são adultas e com idades avançadas.

A Arborização Urbana de Piraí do Sul como pode se ver em um breve passeio pela cidade é muito antiga com espécies adultas e muito velhas em final de ciclo. Encontram-se mais de 75% de espécies exóticas e apenas pouco mais de 24% de espécies nativas. Poucas ruas se encontram arborizadas e nossas principais Avenidas dispõem de poucas para não dizer nenhuma árvore para embelezar e fazer sobra nos dias de forte calor. Podas conduzidas de maneira "ridícula" que acabam com o desenvolvimento da espécie, árvores plantadas de forma incorreta em lugares incorretos, estourando calçadas e entrando em conflito com a rede elétrica.

Mas...dos males o menor perto de muitos Municípios Paranaense, possuímos arborização urbana, pouco e antiga, mas possuímos e temos como implantar uma ótima Arborização Urbana. Temos calçadas com larguras ideais para isso e nosso povo gosta e apoia sempre atitudes relacionadas a arborização urbana "basta se lembrar do fato ocorrido próximo ao ginásio de esportes onde sem nenhuma explicação ou justificativa foram cortadas todas as árvores daquele local". Tecnicamente falando temos muito potencial para implantar uma boa arborização, basta - se ter vontade por parte do poder público e de cada cidadão, elaborar e se conduzir passo a passo de uma nova arborização de forma técnica e planejada, afinal a época de amadorismo já ficou para trás a muito tempo.

Kleber Rodrigo M. Sampaio. Eng. Florestal.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

  Em razão do significativo aumento no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado produziu um novo instrume...