Esta semana vou trazer aos leitores de meu blog uma serie de 5 postagens sobre a Arborização Urbana.
Um assunto polêmico e muito debatido, mas muitas vezes mal compreendido e interpretado. Espero ajudar cada leitor a compreender a importância de uma boa Arborização Urbana em sua cidade, sempre bem planejada e executada.
Será postado as postagens na seguinte sequencia:
1/5 Arborização Urbana - Introdução;
2/5 Arborização Urbana - Importância;
3/5 Arborização Urbana - Objetivos e Justificativa;
4/5 Arborização Urbana - Dados sobre a Arborização Urbana de Piraí do Sul - PR;
5/5 Arborização Urbana - Implantação da Arborização Urbana.
Arborização Urbana - Introdução.
A arborização urbana consiste em toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas
cidades, permitindo que o espaço construído se integre com o jardim e o parque, principalmente nas regiões de climas tropicais e subtropicais úmidos. Para constituir a paisagem da cidade, a vegetação urbana ocupa, fundamentalmente, três espaços distintos: as áreas livres de uso público e potencialmente coletivas, as áreas livres particulares, e aquelas que acompanham o sistema viário. Em toda a Arborização Urbana deve ser vi
sado a compatibilização e a maximização dos efeitos da arborização
com os equipamentos públicos, mantendo a qualidade de seus serviços e segurança da
população.
A paisagem urbana é composta por árvores e áreas verdes, casas comerciais, indústrias,
residências, sistema viário e as estruturas e equipamentos das empresas de energia elétrica, de água, saneamentos e de telecomunicações. Com o crescimento populacional das cidades, depara-se com a falta de um planejamento urbano. Os solos, por sua vez, responsáveis pelo suporte físico das árvores e pelo substrato nutritivo do qual depende seu desenvolvimento, apresentam-se compactados nas cidades devido ao grande número de pavimentações que não permitem o escoamento das águas. Resíduos sólidos, despejos residenciais e industriais poluem e comprometem o solo urbano. O que vemos atualmente é a destruição do pavimento da calçada pela falta de conhecimento sobre a espécie utilizada. Devido à sua complexidade, ela vem sofrendo diversas alterações, como o desaparecimento das áreas livres, em decorrência do desenvolvimento e crescimento das cidades. Assim, torna-se fundamental um planejamento urbano adequado e tecnicamente bem executado, que resulte em conservação paisagística, convivência harmoniosa dos habitantes com os componentes urbanos e melhoria da qualidade de vida.
A importância da arborização em uma cidade pode ser avaliada sobre diversos aspectos,
despertar o interesse dos habitantes para a beleza das árvores e sua floração, contribuir para a diminuição dos efeitos estressantes do concreto, asfalto, podas e outros equipamentos urbanos, favorecer o sombreamento amenizando a temperatura, diminuição de ruídos e poeiras além do em estar psíquico e psicológico da população urbana.
A arborização de ruas, além de ser um serviço público, é um patrimônio que deve ser conhecido e conservado para as futuras gerações. Geralmente, a administração municipal não transforma em documentos as informações técnicas quando da implantação e manutenção de sua Arborização. Ao deixarem seus cargos lá se vai os acertos e os erros que poderiam servir de parâmetros para a continuação do trabalho. Este fato, aliado com as mudanças administrativas rotineiras faz com que as informações não se acumulem e muitas vezes se realiza a Arborização Urbana sem nenhuma base anterior.
Quem perde com isso é a população que poderia ter um maior conhecimento sobre as árvores de suas ruas, podendo aumentar o vinculo e o respeito por elas, exigindo e cobrando melhores serviços públicos.
Kleber Rodrigo M. Sampaio - Eng. Florestal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário