Os estudos serão coordenados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e terão como principal foco as espécies nativas. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também é parceira do projeto e irá auxiliar com informações sobre os estoques de espécies exóticas plantadas, como pinus e eucalipto.
A validação e o controle de qualidade dos dados coletados serão realizados pela Universidade Federal do Paraná, a análise da paisagem pela Embrapa Florestas e a identificação do material botânico pelo Museu Botânico de Curitiba – todos por meio de parcerias com o Setor Florestal Brasileiro.
O estudo incluirá variáveis biofísicas, que buscam fornecer informações sobre a dinâmica das florestas, assim como informações socioambientais, para subsidiar a interpretação da importância das florestas para a população que vive em seu entorno e questões administrativas.
Estarão presentes no evento as autoridades: diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel, e do diretor de Pesquisa e Informações, Joberto Freitas, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o presidente do Instituto de Terras Cartografia e Geociência, Amílcar Cavalcanti, presidente da Emater, Lino de David, diretor da Embrapa Florestas, Helton Damin da Silva, prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, Secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugênio de Lima, e professor Alexandre França Tetto, representando a Universidade Federal do Paraná. Também comparecerão no evento todos os chefes regionais dos órgãos envolvidos.
Fonte: IAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário